sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

9 dicas para ensinar Cidadania digital

Cidadania digital = uso da tecnologia de forma responsável.

A professora e especialista em tecnologia e novos meios de ensino, Vicki Davis, ensina os 9 Ps (sigla das palavras em inglês) da cidadania digital para que os alunos possam se proteger de ameaças virtuais e serem bons cidadãos no mundo digital:

1- Senhas (Passwords)
Os estudantes sabem como criar uma senha segura? Sabem que as senhas de email e banco online devem ter um nível maior de segurança e nunca ser a mesma usada em outros sites? Eles tem algum tipo de gerenciador de senhas (como o LastPass) para lembrar de todas ou um aplicativo seguro para armazenar essas informações?

2. Privacidade (Privacy)

Sabem como proteger suas informações privadas como endereço, email e telefone? Essas informações privadas podem ser usadas para identificar cada um.

3. Informações pessoais (Personal Information)

Informações como o telefone dos irmãos ou a comida favorita devem ser compartilhadas apenas com pessoas escolhidas pelo usuário, já que não podem ser usadas diretamente para identificar a pessoa.

4. Fotografias (Photographs)

Estão conscientes de que algumas coisas particulares podem aparecer em fotos e que eles podem não querer postar essas fotos? Será que eles sabem como desativar um recurso de identificação geográfica? Será que eles sabem que alguns softwares de reconhecimento facial pode encontrá-los através da inserção de sua latitude e longitude na imagem – mesmo que eles não estejam marcados na foto?

5. Patrimônio (Property)

Entendem o que são direitos autorais e Creative Commons ou como gerar uma licença para seu próprio trabalho ou criação? Eles respeitam os direitos de propriedade de quem criou a propriedade intelectual de algo? Os alunos vão pesquisar no Google Imagens e copiar tudo o que veem, achando que tem direito, às vezes até citando o Google Imagens como fonte. Deve-se ensinar que o Google Imagens reúne conteúdo de fontes variadas, e que eles têm que ir até essa fonte, ver se eles têm permissão para usar essa imagem e aí sim, citar a fonte correta.

6. Permissão (Permission)

Sabem como obter permissão para o trabalho que eles usam, e como citar isso?

7. Proteção (Protection)

Compreendem o que são vírus, malware, phishing, ransomware e roubo de identidade, e como essas coisas funcionam?

8. Profissionalismo (Professionalism)

Os alunos compreendem o profissionalismo acadêmico em oposição a decisões sobre como eles irão interagir em suas vidas sociais? Será que eles sabem sobre etiqueta e gramática online? Eles podem compreender os tabus culturais que possam surgir, e eles têm habilidades para trabalhar os problemas?

9. Marca Pessoal (Personal Brand)

Os estudantes sabem como será sua “voz” online e como eles querem ser percebidos? Será que eles percebem que tem uma “tatuagem digital” que é quase impossível de ser apagada? Tudo o que eles compartilham é intencional?

Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/9-dicas-para-ensinar-cidadania-digital-aos-seus-alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário